Mobirise

Museu da Festa do
Divino Espírito Santo 


    O Museu da Festa do Divino Espírito Santo, em Mogi das Cruzes, tem por objetivo principais: fomentar as pesquisas sobre a Festa, recolher, armazenar e colocar à disposição toda espécie de acervo concernente ao evento (fotos, cartazes, obras de arte, livros, objetos devocionais, bem como material de divulgação e de registro) a todos aqueles que se interessam pela história da Festa e devoção ao Espírito Santo.    

    O Museu existe há cinco anos e está instalado no centro de Mogi das Cruzes, mantido pela Associação Pró-Festa do Divino. Desde a metade de 2015 está em um imóvel construído pela Diocese, ao fundo da Catedral de Santana. Até o momento, o local conta com 190 obras no acervo. O local funciona aos sábados, das 9h às 16h, e aos domingos, das 9 horas ao meio dia.

    A Associação já articula para que o Museu entre na rota turística de Mogi das Cruzes. Parte dos visitantes que utilizam o Trem Turístico (da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vem ao Município uma vez por mês, passa pelo local. Grupos de ciclistas também.

       Além da religiosidade, a Festa do Divino é folclore e cultura. Para preservá-la, o Museu deve reativar as oficinas de artesanato, em que boa parte dos itens festivos é produzida. Elas eram um dos marcos do local no antigo endereço e são fundamentais no processo de organização da celebração.

Preservar o Divino é preservar um recorte desta importante festa folclórica da Cidade.

ENDEREÇO: (Temporariamente fechado)

Rua Doutor Paulo Frontin, 400 • CEP 08710-050
Centro • Mogi das Cruzes • SP

Capela do Divino
Espírito Santo 

Ao lado do Museu da Festa do Divino, encontra-se a Capela dedicada ao Divino Espírito Santo, nela é realizada a Missa do Devotos toda última segunda-feira do mês. Após a celebração é oferecido café comunitário realizado pelos próprios devotos.

SEDE DA ASSOCIAÇÃO
PRÓ-FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO:
Av Francisco Rodrigues Filho, 1232 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes/SP - CEP: 08773-380


SEDE DA MITRA DIOCESANA
DE MOGI DAS CRUZES:
R. Ipiranga, 1469 - Jardim Santista, Mogi das Cruzes/SP CEP: 08730-000

Links

Mitra Diocesana
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Academia Mogicruzense-AMHAL

Contatos Pró-Divino

(11) 4790-6835
faleconosco@festadodivino.org.br

Desenvolvido por FasDesigner e San Luca