Personagens da Festa

Mobirise

Festeiros

O Festeiro também chamado de imperador do Divino-, é a figura central nos rituais e organização da festa. O casal de festeiros é formado por devotos indicados por ex-festeiros que são submetidos ao crivo final do bispo diocesano. Além das tarefas de angariar recursos e de fazer o controle administrativo, os festeiros devem percorrer os subimpérios fazendo um trabalho de divulgação da festa. Era na casa dos festeiros que antigamente ficava o Império, principal altar em louvor do Espírito Santo onde são expostos a coroa, o cetro e as bandeiras dos devotos. Atualmente o Império fica na praça da matriz da cidade. A boa disposição dos festeiros e seu bom relacionamento com a comunidade são alguns dos principais fatores para o êxito da festa.

Mobirise

Capitães de Mastro

O casal de Capitães de Mastro é o principal colaborador dos festeiros. Eles são indicados pelos novos festeiros, escolhidos dentro de seu círculo de amizades ou dentre seus familiares e posteriormente aprovados e proclamados pelo bispo da Paróquia da Diocese de Mogi das Cruzes. Estão sempre ao lado dos festeiros contribuindo em eventos e rituais da festa. Sua função ritualística mais importante é a de guardar e preparar um mastro para ser erguido à frente da matriz na véspera do Domingo de Pentecostes

Mobirise

Imperador

A figura do Menino Imperador do Divino relembra o culto popular da Festa de Coroação do Imperador do Divino Espírito Santo, iniciado em Portugal pelo rei D. Diniz e pela rainha Isabel no século XIV. 

Mobirise

Rezadeiras

A partir do início do ano, as equipes de rezadeiras começam a sua peregrinação pelas casas de centenas de devotos, onde acontecem as rezas comunitárias.

Mobirise

Abelhinha e Zangões

Duas a três semanas antes da festa, tem início o trabalho das chamadas “abelhinhas do Divino” e também dos "Zangões". São dezenas e dezenas de devotas e devotos que, diariamente, se dedicam ao preparo dos doces tradicionais da festa, que podem ser feitos com antecedência, sem perigo de estragar. São os tradicionais doces de abóbora, laranja, mamão, cidra e batata-doce, vendidos na quermesse e produzidos em tachos de cobre e no forno a lenha.

Mobirise

Lanterneiros

São devotos do Divino que mantêm a secular tradição de transportar as rústicas lanternas nas alvoradas e passeatas noturnas, relembrando um costume dos tempos em que não havia luz elétrica na cidade.

SEDE DA ASSOCIAÇÃO
PRÓ-FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO:
Av Francisco Rodrigues Filho, 1232 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes/SP - CEP: 08773-380


SEDE DA MITRA DIOCESANA
DE MOGI DAS CRUZES:
R. Ipiranga, 1469 - Jardim Santista, Mogi das Cruzes/SP CEP: 08730-000

Links

Mitra Diocesana
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Academia Mogicruzense-AMHAL

Contatos Pró-Divino

(11) 4790-6835
faleconosco@festadodivino.org.br

Desenvolvido por FasDesigner e San Luca