Você está em: Início » A Festa » História


Francisco de Zurbarán
Santa Isabel de Portugal

clique na imagem para ampliar

História

Mogi das Cruzes 451 Anos… e sua Festa do Divino Espírito Santo com mais de 300 anos de tradição.

A Festa do Divino Espírito Santo possui relatos de sua existência desde o século XVII, mantendo até hoje o folclore, com vários aspectos particulares, tais como a entrada dos palmitos, as alvoradas, o império do Divino Espírito, a folia do Divino e os mais diversos grupos de tradição folclórica, tais como moçambique, marujada e congada, bem como uma grande variedade da culinária típica. Os grupos de rezadeiras e rezadores vão, de casa em casa, mantendo nos fiéis a chama da devoção no Divino Espírito Santo.

A Cidade e a Festa

Mogi das Cruzes – Localizada na região metropolitana da grande São Paulo, a 46 km da capital, a cidade possui mais de 400.000 habitantes, 2 universidades, 2 faculdades e setores industrial e comercial bem desenvolvidos. Mesmo com esta estrutura, consegue, até os dias de hoje, manter viva a Festa do Divino Espírito Santo e toda a sua tradição. Isto só é possível graças ao envolvimento de toda a comunidade mogiana: escolas, universidades, o poder público, entidades civis de vários segmentos, bem como as empresas privadas.

Números expressivos da Festa do Divino Espírito Santo (edição 2011)

Na edição de 2011, foram 2.500 voluntários, 380.000 visitantes nos 11 dias de festa, 130 escolas visitadas envolvendo mais de 80.000 alunos e o envolvimento de 30 entidades beneficientes.

Conheça a História da Festa do Divino Espírito Santo: A Origem da Festa, A Festa em Mogi das Cruzes, Festeiros e Capitães do Mastro.

.

.

.

.

^ topo

Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
Av. Francisco Rodrigues Filho, 1132 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso